5 conselhos para escolher um sapato confortável

sapatos confortáveis

Os pés são a base do corpo e suportam o nosso peso o dia todo. É por isso que os sapatos, para além de serem um dos nossos complementos preferidos, são também um elemento essencial para a saúde dos nossos pés. É por isso que escolher um sapato confortável para o nosso dia a dia é algo que todas nós deveríamos colocar em primeiro lugar.

Devemos escolher um sapato confortável de mulher para evitar futuros problemas articulares ou outras patologias. No entanto, há que deixar uma coisa bem clara: “sapatos confortáveis” não é estritamente sinónimo de sapatos ortopédicos e feios. Hoje em dia, o mundo da moda e das tendências adapta-se aos nossos gostos mas também às nossas necessidades. As marcas já conseguem combinar estilo, qualidade e conforto.

Quando vamos investir num sapato aberto para o verão – assim como na escolha de calçado desportivo ou de botins de mulher – há uma série de pontos que devemos seguir para assegurarmos a melhor qualidade para os nossos pés.

Conselhos para escolher um sapato confortável

1) MATERIAIS DE QUALIDADE

O preço não deve ser regra de ouro na hora de comprar uns sapatos, porque a grande verdade é que muitas vezes o preço não determina a qualidade. O nosso foco quando procurarmos conforto deve ser nos materiais do sapato. Os materiais externos do sapato não são tão importantes para o conforto do nosso pé. O mais importante, são sempre os materiais que revestem o interior do sapato.

Por isso mesmo, recomendámos-te que a sola do sapato seja de goma, o que nos oferece uma maior aderência ao solo. Quanto ao interior do calçado, se queres evitar odores e suor, o nosso conselho é que optes por materiais do tipo pele.

2) O TAMANHO CORRETO

Apesar de existir um guia de tamanhos universal para o calçado, a verdade é que cada fabricante tende a fabricar os seus modelos de forma diferente, atendendo a diferentes critérios na hora de determinar a largura e comprimento. O calçado adequado para ti não deve apertar o pé nem causar nenhum tipo de desconforto ao caminhar. Se assim for, provavelmente escolheste um tamanho a baixo do indicado para ti. A melhor maneira de conhecer o teu número exato de sapato, é medir a largura e comprimento do teu pé.

3) TEM EM CONTA O ARCO DO PÉ

Devemos escolher uns sapatos que se moldem à forma do arco do nosso pé. Para saber que arco temos, devemos olhar para a nossa pegada. Se for visível praticamente na sua totalidade, significa que temos arcos baixos ou pés chatos. Neste caso, é aconselhável optar por um sapato reto.

Se, pelo contrário, não conseguimos visualizar a pegada completa, temos arcos altos. Pessoas com arcos neutros, nem muito altos nem muito baixos, podem escolher qualquer sapato que quiserem.

4) A SOLA

O suporte que temos na sola também é muito importante. Os melhores sapatos são aqueles que têm uma sola interior macia e confortável. Quanto à sola exterior, é melhor que seja de borracha para evitar que o pé escorregue, e com pelo menos 2 centímetros de calcanhar para um melhor suporte. Todos estes fatores ajudam a manter uma postura correta da coluna.

5) EXPERIMENTA O CALÇADO COM CALMA

Antes de comprar qualquer sapato, experimente-os bem e certifique-se de que o calçado se adapta ao formato dos seus pés. Qual é a melhor maneira? Experimente-os lentamente e caminhe alguns minutos com eles, assim conseguirá ver se são confortáveis ​​​​e não a magoam. Se não for um sapato confortável para si, experimente outro modelo do mesmo tipo, que se ajuste melhor ao seu pé sem apertar.

Como escolher um sapato confortável segundo a ocasião

Como sabem, há uma enorme variedade de tipos de sapatos. É por isso que para escolher um sapato confortável, temos que ter em consideração quando, onde e para que ocasião os vamos usar. Aqui estão alguns exemplos das atividades mais comuns para vos guiar nas vossas próximas escolhas:

  • Atividades ao ar livre: se praticas atividades ao ar livre em climas frios ou húmidos, procura calçado com uma sola anti-deslizante, preferivelmente botas que sejam suficientemente grandes para que possas abrigar o teu pé. Se pelo contrário, passas mais tempo em climas quentes, escolhe uns sapatos que não sejam muito pesados e com sola anti-deslizante também.
  • Sapatos para cerimónias: é normal que, quando temos um evento especial, geralmente procuramos mais um sapato bonito que nos faça parecer perfeitas no dia especial. Embora pareça uma tarefa complicada, a verdade é que encontrar sapatos confortáveis ​​de salto alto não é uma tarefa impossível. Um dos truques é optar por saltos grossos com plataforma para que a inclinação do pé não seja tão acentuada e o apoio do calcanhar seja maior.
  • Calçado para o dia-a-dia: se procura um calçado confortável para o dia-a-dia, o ideal é optar por sapatos básicos com tons neutros que combinem com qualquer um dos seus looks semanais. Nesse caso, uma opção que combina conforto e versatilidade são os mocassins ou sandálias rasteiras para os dias mais quentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Cookies: Ao continuar a navegar está a consentir a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos teus interesses.