Como limpar alpercatas de esparto?

alpercatas de esparto

As alpercatas de esparto continuam a ser tendência anos após ano nas coleções de primavera-verão e por isso mesmo, não podem faltar umas no nosso armário. São um tipo de calçado com vários estilos e designs diferentes o que facilita encontrar umas ao nosso gosto. As alpercatas de cunha são a opção perfeita para os típicos vestidos largos fresquinhos de verão. Por outro lado, também existem planas e com plataforma, ideias para o dia a dia.

Quando toca às alpercatas de esparto, temos sempre a mesma dúvida: como limpá-las? Mesmo que seja óbvio, convém sempre destacar que não devemos limpar as alpercatas como limpamos o resto do calçado. Se for feito de uma forma incorreta, podemos deixá-las completamente estragadas. Pode parecer um processo complicado já que o material esparto se estraga facilmente quando se molha ou simplesmente se humedece. Mas não te preocupes, no post de hoje trazemos-te os melhores truques para manteres as tuas alpercatas de esparto como se tivessem sido acabadas de comprar.

Passo a passo: limpar as tuas alpercatas de esparto

A primeira regra é NÃO as lavar na máquina já que a sola, sendo feita com materiais naturais, ficaria danificada quando molhada. A maneira correta de limpar as alpargatas esparto femininas é semelhante à de camurça ou sapatos de camurça. Estes são os passos:

1) Retira os cordões

Se o sapato que pretende limpar tiver atacadores – algo muito típico neste tipo de calçado – retire-os e limpe-os com detergente e sabão.

2) Limpa o pó

Agora sim, vamos ao assunto mais importante. Escove a parte externa com uma escova macia para remover qualquer poeira que possa estar no sapato. Por outro lado, se a sola tiver lama ou sujeira acumulada, use uma escova mais forte.

3) Elimina las manchas

Para remover possíveis manchas de nossas alpercatas de esparto, prepare uma mistura de 20% de amôníaco e 80% de água morna, juntamente com algumas gotas de detergente neutro. Com uma escova de dentes, esfregue a mistura na mancha e enxague com um pano de microfibra. Um bom truque nesses casos é inserir um pano de microfibra dentro da biqueira do sapato antes de começar a limpar a lona e o esparto. Assim a água que poderia danificar o esparto no processo, será absorvida pelo pano.

4) Elimina a manchas de gordura

Para manchas de gordura ou comida, a solução mais eficaz é adicionar um pouco de pó de talco para absorver toda a gordura. Deixe atuar por um tempo e depois escove para remover o pó.

5) Processo de secagem

Por fim, deixe as suas alpercatas de cunha secarem. Claro, é muito importante que sequem à sombra e não ao sol, pois isso pode danificar o material.

Como manter as alpercatas de esparto e evitar que se estraguem 

O material de esparto tende a ser facilmente danificado se não o tratarmos corretamente. Para manter sempre a aparência com que os comprou, siga estas dicas para que o esparto fique sempre como novo:

  • A máquina de lavar e as alpargatas esparto não se dão bem. Nunca os lave na máquina de lavar.
  • Embora este tipo de calçado esteja associado aos meses de primavera e verão, todos sabemos que o clima é algo imprevisível. É importante que você evite usá-los em dias chuvosos. Quando molhado, apodrece e se desprende do sapato.
  • Não use produtos químicos e muito agressivos para a lavagem, como por exemplo a lixívia.
  • Se se aperceber que o esparto saiu em algum lado, pode usar silicone e depois envernizá-los para um melhor acabamento.
  • É aconselhável armazená-los em locais secos, longe da humidade.

Agora que já sabe como limpar corretamente as alpercatas esparto, recomendamos que introduza este tipo de calçado super trendy nos seus looks. Visite nosso site para ver todas as novidades em alpercatas e encontrar o sapato perfeito para esta temporada. As opções são infinitas: desde alpercatas de cunha esparto, a sandálias plataforma, passando por sandálias esparto com tiras.

WhatsApp Image 2022 05 19 at 11.09.21 AM edited
Sandália Rosabell Yellow

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Cookies: Ao continuar a navegar está a consentir a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos teus interesses.